Ceia de Natal: Para ter uma mesa deliciosamente decorada

Em uma boa mesa de Natal não podem faltar o famoso peru, escolhido com cuidado por causa da carne que precisa ser farta, o tender, um lombo recheado com vários ingredientes, saladas variadas, algumas sobremesas  e o clássico panetone. Isso você já sabe. Mas já pensou que pode usar vários alimentos e guloseimas para compor, também, a decoração desta ceia? Afinal de contas, decorar a mesa de Natal pode ser mais do que uma alegria. Pode ser uma delícia.

Para a mesa ficar bonita e apetitosa basta usar ingredientes simples com uma pitadas de criatividade. O efeito é surpreendente e todos irão saborear a decoração. O candy em formato de guarda-chuva de açúcar,  por exemplo, enfeita a mesa com as cores tradicionais do Natal. Coloque-os em um pote de vidro de forma que a curva fique pendurada para fora. Eles adoçam e servem para decorar. Para quem tem um pouco mais de habilidade, transforme os candys de bolinhas em uma doce guirlanda.

Chocolates em formato de estrelas, meias e bolas, também podem enfeitar. Assim como os candys, coloque-os em um pote te vidro ou cristal e junte-o as outras guloseimas da mesa. E que tal saborear uma árvore de Natal feita de suspiros? Com um pouco de talento, empilhe os suspiros uns sobre os outros em formato de cone. A árvore serve tanto para decorar quanto para saborear. Biscoitos amanteigados e torradas também não podem faltar para o cafezinho depois da ceia. Também dão lindas árvores comestíveis. Bata empilhá-los de forma desencontrada.

Panetones podem ganhar um ar mais festivo quando retirados da sua embalagem real e envolvidos por papel de seda e fitas. Aproveitando a onda dos cookies, presenteie seus convidados com mini-panetones cuidadosamente decorados.

As frutas e castanhas também podem se transformar em bonitos artigos natalinos. A romã, por exemplo, já tão atrativa por trazer a cor do Natal pode virar uma bonita bola de natal. Insira no seu topo uma argola circular, e passe uma fita em veludo larga para suspender. Você pode colocar várias “bolas” juntas em um prato, sobre uma lareira ou até mesmo na árvore (veja se não ficará muito pesado).

As maçãs também dão lindos artigos de decoração. Use as verdes e vermelhas nos centros de mesa, nas coroas e em vasos de flores. Para dar um aroma ainda mais atraente, misture maçãs com canela. Você também pode passar as maçãs vermelhas em caramelo quente e colocando nelas uma vareta. A tão famosa “maçã do amor” fica linda quando colocadas juntos em um pote alto, no canto da mesa de guloseimas.

Castanhas, nozes e avelãs podem ser utilizados para finalizar arranjos  que compõe a mesa, bem como podem ser colados na árvore de natal e guirlandas. Também podem ser dados aos convidados, como lembrança da festa, em pequenos potes de vidro decorados com laços de fitas.

Laranjas também podem ser usadas para enfeitar: Depois que fizer um suco de laranja aproveite a casca! Tirinhas podem ser cuidadosamente cortadas para finalizar arranjos. Se quiser, adicione cravinhos ou paus de canela. O aroma é delicioso.

Você conhece mais dicas para decorar a mesa com alimentos? Mande para gente e vamos compartilhar estas dicas!!!