Natal é época de dar e receber presentes. E isso todo mundo adora! Um presente fica ainda mais especial quando vem acompanhado de um embrulho  feito com muito carinho por você. Não vale dar presente com embrulho que tem nome da loja e com um papel de presente sem graça. Dependendo do embrulho, o presenteado pode até usar para outros fins – como caixas, latas. E não é preciso muita habilidade para vocês mesmo criar o embrulho do presente: uma dobra aqui e um laço ali já são capazes de tornar o embrulho do presente um diferencial em baixo da árvore de Natal.

Você já ouviu o termo furoshiki? A palavra japonesa nada mais é do que uma técnica usada para embrulhar objetos, usando um tecido quadrado. Você pode usar um lenço, uma bandana ou até mesmo um pedaço de pano. O essencial é que ele seja quadrado! Os japoneses usam a técnica para embrulhar objetos pequenos e garrafas. Para a primeira opção, abra um lenço quadrado de 50 cm de largura na diagonal e coloque o presente ao centro. Una todas as pontas do tecido, puxando-as para cima. Feche o embrulho e finalize com uma fita ou com um elástico que você tem em casa.

Seguindo a linha dos embrulhos de Natal em tecido, você pode comprar tecidos de Chita, Feltro ou até mesmo algodão e fazer saquinhos costurados na máquina ou na mão (se você tiver paciência e habilidade para isso). Você pode finalizar os saquinhos com rendas, cetins e aplicações. É possível encontrar vários modelos de saquinhos na internet.

Saquinhos craft podem ser transformados em belos pacotes de presente. Basta você deixar a imaginação fluir. Você pode pedir para que as crianças façam desenhos nos saquinhos ou, se você tiver um pouco mais de habilidade, pode recortar em papeis coloridos figuras e pregá-las no saquinho. O fechamento pode ser da forma que você quiser, com cola branca, com fitas e até mesmo com o grampeador, se quiser dar um ar ainda mais artesanal ao embrulho.

Caixinhas de mdf são ótimas recordações, já que podem ser úteis também para guardar objetos e joias. Nelas você pode fazer um belo trabalho de decoupagem, colocar aplicações de botões ou até mesmo forrá-las com tecido. Se esta for a opção, basta um rolo e cola branca. Só tome cuidado para não colocar muita cola para não manchar o tecido.

Sabe aquelas latas que vem alimentos que você joga fora quando o conteúdo acaba? Elas podem virar lindas embalagens de presente.Para isso você vai precisar de algumas latas, papel de embrulho e muita criatividade. O primeiro passo é limpar as latas e retirar o rótulo. Em seguida, corte um pedaço de papel de embrulho da altura da lata, passe cola e embrulhe a lata deixando alguns centímetros de sobreposição. Finalize com uma fita que pode ser passada em volta da lata ou para fechar a embalagem. Se quiser, também pode embrulhar a tampa da lata ou deixá-la da cor natural.