Como é bom a atmosfera do fim do ano, aquele tempo fresquinho, horas sol e horas chuva sinalizando que o natal se aproxima. Porém com as vésperas do natal também surgem pela cidade as decorações de natalinas, árvores coloridas, o presépio, vários enfeites de natal e as maravilhosas e imponentes guirlandas de natal. Mas como surgiram as guirlandas, que são peças que encantam dez em cada dez pessoas que apreciam a decoração natalina?.

Conforme os registros da humanidade, a história das guirlandas começou no Hemisfério Norte, com a crença das pessoas que viviam por lá na época, acreditavam que as heras, o pinheiro, o azevinho e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios durante o inverno, além de acreditarem também que as guirlandas eram amuletos contra a má sorte. Há quem diga que os ramos verdes trazem felicidade, paz, harmonia e até sorte, e o formato circular representa esperança, lembrando que a vida é um ciclo de nascimento e morte. Porém para os católicos a guirlanda também faz parte da celebração do Advento, período que compreende os quatro domingos anteriores ao da chegada de Cristo e funciona como uma preparação da alma para essa época do ano.

guirlanda-natalina (1)

Entretanto mesmo que não haja crença em todas estas coisas, decorar a porta ou a parede de casa com uma guirlanda de Natal é um hábito comum no Brasil e no mundo, além de ser muito glamorosas as guirlandas ocupam um lugar de destaque na casa das pessoas, a porta de entrada. Algumas pessoas chegam até a dispensar a tradicional árvore, mas não abrem mão da peça na entrada da casa. A guirlanda é uma peça prática porque você já compra pronta, não tem que montar como é o caso da árvore, coloca em um preguinho e pronto, passando o natal embala numa caixa e no próximo ano está pronta pra usar novamente. Não precisa montar e desmontar nem ficar pensando onde colocar, pois o seu lugar já está o ano todo reservado na porta de entrada.

guirlanda-natalina (2) guirlanda-natalina (4)

E vai uma dica para deixar a sua guirlanda mais bonita e imponente após um ano guardada poderá ser reaproveitada, com peças que você encontra em lojas que vendem produtos para decoração de natal, adornos que poderá colocar na guirlanda já usada no ano anterior para enriquecer ainda mais a sua peça e deixa-la com cara de nova, com laços, bolinhas e enfeites variados, e mesmo não tendo uma ainda você criar uma exclusiva, personalizando cada detalhe do seu jeito com os adornos de sua preferência. Diz a lenda sobre as guirlandas que elas escolhem seu dono, que quando você olha várias peças juntas com certeza aquela que agrada aos seus olhos e esta que escolheu ir pra sua casa, mas salvo as lendas e histórias o importante é entrar no clima e deixar a sua casa mais bonita para o natal, então mãos a obra e bora lá decorar a casa pro natal!.

Marilda do Vale

Este post foi escrito através de um convite a nossa leitora Marilda do Vale, conheçam abaixo um pouco mais do trabalho dela e façam uma visita ao seu site, tem muita coisa legal por lá:

Meu nome é Marilda do Vale, sou Artista Plástica e empreendedora digital e trabalho no ramo de decorações a 21 anos, desenvolvo um blog o www.decoracaoarmazemdaarte.com.br para dar dicas de decoração aos meus leitores. Espero que apreciem a minha dica, aproveito também para convida-los a acessar meu blog que esta recheado de dicas de decoração para deixar a sua casa ainda mais aconchegante.