Comidas típicas para a ceia de natal: Melhores pratos recomendáveis

A época natalina é festejada no mundo inteiro. A comemoração simboliza o nascimento do Menino Jesus. E até mesmo os que não são cristãos, festejam a data com seus familiares e amigos.

Independente da data ser religiosa ou comercial, o 25 de dezembro é uma data que todos ficam felizes, com pensamentos positivos.

É a época de ser prestativo. Ajudar a quem precisa, a quem luta contra doenças terminais, com apenas com um simples gesto de carinho.

É o momento que encerra as atividades do ano e o início de reparar as mudanças e crescimentos pessoais. É a fase de agradecimento por mais um ano que se passa.

Além do mais, é justa a comemoração que cada família faz reunindo as pessoas mais amadas ao seu redor e celebrando com uma grande festa.

No Brasil não é diferente. Na época natalina, cada família se reorganiza para receber seus familiares e amigos com uma grande festa. É um momento de prosperidade e melhoria para um novo ciclo que se inicial após o natal.

Com isso, as festas são memorizadas com abundâncias, muitos presentes e boas vibrações positivas. Ou seja, a escolhe do cardápio para a ceia de natal deve ser selecionado com muita cautela para a satisfação de todos.

Comidas mais saudáveis e recomendáveis para sua ceia de natal

A reunião de familiares e amigos tem sempre que ser perfeita! Para que tudo saia bem nessa data tão significante e comemorativa, é preciso observar o que mais combina com a data festiva.

Antes mesmo de escolhermos cada alimento, certifique-se em decorar o local da festa. Uma reunião familiar ganha mais vida e mais alegria com uma decoração da data comemorativa.

Decore as mesas e paredes com as cores natalinas. Deixe sua árvore de natal mais linda possível. Coloque à mesa toalha, pratos, talheres, copos e taças.

A mesa pode estar à americana, ou seja, apenas  acrescente mais uma mesa onde ficam os pratos e talheres, ou do modo tradicional, onde você arruma a mesa com todos os itens.

Com a junção de todas as decorações e o cardápio certo, a energia positiva de cada um será contagiante!

  1. Bebidas

Antes de começarmos a falar da comida, vejamos o que servir de bebidas para seus convidados em um ambiente natalino.

O recomendado é, se possível, conhecer a preferência de cada convidado para definir o que beber.

As bebidas não precisam ser consumidas imediatamente. É melhor comprar a mais para não correr o risco de faltar e acabar com a festa.

Comer sacia a fome mais rápido do que beber. Essa pode demorar acontecer o fato, principalmente para os que degustam bebidas alcoólicas.

Espumantes e vinhos são bebidas que combinam com a ceia. O consumo varia de acordo com o clima do momento. Não quer dizer que sua festa não poderá ter uma cerveja gelada. Pode e deve! Dezembro no Brasil, é o clima muito quente, ou seja, a cerveja pode refrescar seu convidado.

Compre um bom refrigerador e acerte a temperatura para deixar suas bebidas na temperatura ideal à ser consumida. Já o vinho, veja a melhores opções de adegas que podem adequar à temperatura do vinho e à sua residência.

Se caso tenha convidados que gostem de whisky, fique à vontade em compra-los. Não esqueça de formar gelos para sua festa, a maioria das pessoas que degustam whisky adiciona gelo em sua bebida.

As bebidas não alcoólicas, recomenda-se sucos, de preferência naturais, água e refrigerantes para os menores de 18 anos.

  1. Comidas

Frutas secas

As frutas secas são a combinação perfeita para a comemoração do natal. Antes mesmo da ceia acontecer, espalhe as frutas secas por todas as mesas e decks.

São considerados uma das entradas. Além de serem uma combinação perfeita com bebidas alcoólicas em geral, são ricas em gorduras boas, além de fibras, que conferem saciedade e evitam o exagero.

Salada

Uma saladinha básica é imprescindível para um banquete de natal. Existem convidados que preferem alimentos saudáveis e não querem sair da dieta. Eles têm que ter essa opção.

Além dos que não querem sair da dieta, uma salada apenas feitas por vegetais ou cogumelos, por exemplo, é uma opção ideal para os veganos – caso tenha convidados veganos.

A salada não tem erro! Uma refeição perfeita para o ambiente quente de dezembro e para quem não quer engordar.

Salpicão

O salpicão é uma das refeições que mais é apresentado na ceia de natal. Além de ser delicioso, sacia a fome. É considerado uma refeição refrescante para a época do ano, já que é um prato servido frio.

Essa refeição pode ser bem saudável. Substitua a maionese tradicional por um cream cheese ou requeijão light. Invista ainda em ingredientes leves, como cenoura, frango ou atum, palmito, uvas passas, ervilha, maças, entre outros.

Peru natalino

Um dos pratos mais famosos da ceia de Natal, o peru é uma excelente fonte de proteína magra. A carne dá saciedade sem oferecer muitas calorias.

Um ótimo cardápio até mesmo para o dia a dia, já que também ajuda a controlar o colesterol ruim e reduz o risco de doença cardíaca coronária.

Vale ainda apostar em outras aves, como o chester, porém o peru natalino é quase uma tradição nas refeições de natal.

Bacalhau

O bacalhau é uma refeição bem vinda no cardápio natalino, principalmente para quem é vegetariano e está querendo passar longe das carnes vermelhas e aves.

Você pode prepará-lo de diversas maneiras. Como bolinhos para a entrada ou como prato principal com a junção de batatas assadas, para os que não comem ou não gostem de outros tipos de carne.

Além de ser saboroso, é de fácil digestão, rico em minerais, ácidos graxos, vitaminas e colesterol quase zero.

Arroz

O arroz é o eterno acompanhante das carnes e peixes escolhidas. Na ceia de natal, o arroz não fica diferente. Geralmente é feito com uvas passas, à grega, de forno, com champanhe, dentre outros.

Existe o arroz feito com frutas secas, porém caso você já tenha servido as frutas na entrada, deixe essa opção de lado para evitar que seu cardápio seja o mesmo.

Lentilhas

Dizem que as lentilhas são imprescindíveis para simpatias de finais de ano e na sua ceia de natal ela também é indispensável.

A lentilha é nutritiva. Concentra vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Uma das melhores opções para quem está de dieta, pois se trata de um alimento pouco calórico e ajuda a regular o intestino e manter a saciedade por mais tempo.

  1. Sobremesas natalinas

Na sobremesa, normalmente os convidados já estarão mais satisfeitos. Com isso, procure selecionar poucas opções.

Pode-se fazer receitas como pavê, mousse, manjar de coco, gelatina colorida, rabanada, além de frutas tradicionais.

Não exagere nas opções, procure enfeitar mais nos pratos principais do que na sobremesa.

Panetone

O panetone é um símbolo natalino, somente é encontrado no período de natal. Ou seja, vale a pena tê-lo em sua ceia.

Essa massa de pão doce, tem a função mais de impressionar seus amigos e familiares dando essa tão deliciosa refeição para o cafezinho pós refeição ou até mesmo presentear um ente querido como uma lembrancinha de sua festa.

A grande ceia natalina

O momento natalino significa reunião de pessoas amadas ao seu redor. A comemoração ser sofisticada ou não, dependerá dos seus convidados.

Ou seja, são pessoas mais refinadas? Ou são pessoas mais triviais que apenas querem o festejo com pessoas queridas e amigas?

Tudo dependerá dos seus convidados e principalmente de você também se divertir. Afinal, o espírito natalino engloba todos. Pessoas reunidas em um só objetivo: festejar mais um ano vivido e recarregar as energias para o que vier a partir dali.

E nada mais prazeroso do que passar essa data memorável com amigos e familiares da melhor forma possível.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.