Comemoração e decoração de Natal pelo mundo

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano em muitas partes do mundo e é celebrado de diferentes formas em todo o planeta. Apesar disso, a data é unânime: o Natal simboliza o nascimento de Jesus e é quando famílias e amigos se encontram para celebrar o nascimento, a vida e compartilhar sonhos e desejos para o Novo Ano que se aproxima. Mas você sabia que no México, por exemplo, a celebração natalina acontece por nove dias e que na Índia as árvores de Natal são decoradas com guarda-chuvas e miniaturas de elefantes?

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Natal chega às ruas, avenidas, casas e lojas já no início de novembro. A magia da data contagia também os meios de comunicação que já exibem, um mês antes da festa, programas e propagandas para anunciar que o Natal está próximo. Nas rádios, praticamente toda a trilha sonora é composta por músicas natalinas. No país o Natal é bem tradicional, com toda a família em volta da mesa para dividir uma mesa farta de guloseimas.

rua decorada para o natal nos estados unidos

 

Curiosidade:
De acordo com Daniel Boorstin em seu livro “The Americans” (Os Americanos), o Natal não era um acontecimento importante até os anos 1860. O ano de 1867 foi o primeiro em que a loja de departamentos Macy’s, em Nova Iorque, ficou aberta até meia-noite na noite de Natal e 1874 foi quando surgiram as primeiras vitrines com temas natalinos nessa loja. As bolas de neve surgiram nessa época também.

Vocabulário Natalino em inglês: 

  • Santa Claus – Papai Noel
  • Árvore de Natal – Christmas tree
  • Montando a árvore – Trimming the tree
  • Luzes de Natal – Christmas light
  • Presentes embaixo da árvore – Gifts under the tree
  • Enfeites de Natal – Christmas ornaments
  • Presépio – Nativity scene
  • Véspera de Natal – Christmas Eve
  • Feliz Natal – Merry Christmas!
  • Natal com neve – White Christmas
  • Época de Natal – Christmas time
  • Espírito de Natal – Christmas Spirit
  • Amigo secreto no Natal– Secret santa
  • At Christmas (no Natal); On Christmas Day (no Dia de Natal).

 

México

No México, as pessoas festejam o Natal por nove dias, de 16 a 24 de dezembro. A festa, chamada de “Posadas”, contam a história de Maria e José. Faz parte dessa festa a Piñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.

Uruguai

No Uruguai, as famílias também mantém a tradição de se reunirem em torno da mesa, mas a festa de Natal sempre acontece na casa dos membros mais velhos da família, onde é organizada uma mesa chamada de “picadita”, que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a ceia.

Portugal

Em Portugal, país de intensa tradição religiosa, o Natal é celebrado com muita fartura. Nada de perú, chester ou tender. Na ceia portuguesa não falta  um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes. Isso porque o prato simboliza a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. A celebração conta ainda com doces e sobremesas acompanhadas por vinho verde ou tinto.

Austrália

Na Austrália, o Natal é celebrado durante o dia. Como no continente é verão e o país tem altas temperaturas, as pessoas se reúnem na praia, em volta de uma farta toalha de piquinique. Em muitas praias, inclusive, o Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas.

Índia

Os poucos cristãos que vivem em Nova Deli costumam acender velas na Catedral do Sagrado Coração na véspera do Natal. Além disso, os indianos elegeram as árvores nativas para decorarem durante o natal. Bananeiras e mangueiras são ornamentadas com tudo aquilo que é considerado sagrado para os indianos desde luzes a miniaturas de elefantes e guarda-chuvas. Também é tradicional que se enfeite os telhados das casas com pequenas lamparinas. Por causa da influência britânica na Índia, mantém-se uma tradição de dar presentes e maiores esmolas aos mais pobres durante esta época do ano.

fonte: http://www.balisun.com.br/a-india-e-o-natal/

China

Na China, o Natal é comemorado apenas pelos cristãos chineses que celebram a data decorando suas casas com coloridas lanternas de papel. As árvores de Natal também são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel, assemelhando-se ao origami.Naquele país o Papai Noel chama-se Dun Lhe dao Ren, que significa, em tradução livre, “velho Natal”.

fonte: http://teeinchina.blogspot.com.br/2010/12/%C3%A9-natal-na-china.html

Agora que você já sabe como é celebrado o Natal em alguns países do mundo que tal ler mais alguns artigos sobre como decorar a mesa de Natal ou como fazer embalagens bem criativas? Fica a dica.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.